sexta-feira, maio 18, 2007

Poema do livro Água... Vida


















Ciúme...
António Zumaia

Cruel espada de gumes afiados,
senhora de batalhas e desdéns...
Teus inimigos, por terra prostrados,
cantam a desdita... em que os tens.

Essa dor... que é doida no coração,
melodia de triste tempestade.
Deste... e tiraste essa ilusão
e feriste, com grande crueldade.

Essa quimera que ofereces a eito,
Abre ferida e queima como o lume...
Mas por sonhar com ela no seu leito,
feriu-me a espada aguda, do ciúme...

Feriu-me sem dó e sem piedade,
ver-te nos braços, de outro alguém.
Meu coração... é a tua maldade;
foi dor intensa, esse teu desdém...

Que se espalhe o meu sangue e a dor,
a duros golpes dessa cruel espada...
Pois, se não posso viver com amor,
quero a seus golpes... a vida acabada.

Porque este meu terrível ciúme,
não se dilui, no teu belo perfume...

Nota :
Este Poema pode ser lido no livro Água... Vida de António Zumaia
página 72 - Segunda parte / Editora Minerva - Lisboa - 2006

Sem comentários: