segunda-feira, julho 16, 2007

Vergonha

António Zumaia

Este sentimento anda na verdade bem arredio da maioria dos Portugueses, vejo impávidos, serenos e até divertidos, a ler e a ouvir os maiores escândalos e falcatruas, feitas pelos grandes senhores e Instituições do Estado.
Será que os cravos de Abril nos amoleceram de tal forma, que roubar já não é pecado?
Será que ao roubarem o nosso vizinho ficamos felizes porque não foi a nós?
Será que nos rendemos à apatia do quero que se lixe?
Será que os impostos que com sacrifício pagamos, possa ser consumido pelos milhares de Acessores (Amigos e Correligionários.) que qualquer que consegue um Cargo Público, logo arregimenta?
Ou será que estamos à espera, que um dia nos calhe a nós essa situação?

A Caixa Geral de Aposentações (C.G.A.) mais uma vez nos envergonhou, será que não envergonha este Governo que temos? Ou muito antes pelo contrário, já perdeu a vergonha há muito?

Os governos, se é que se pode chamar isso, do após Abril, salvo o do Senhor Cavaco Silva, proclamaram o Socialismo para os trabalhadores; Vai daí toca a dar reformas à toa, qualquer idade servia para os colocar à boa vida, bastava que incomodasse logo lhe era dada a Reforma, ainda os trabalhadores tinham alguma força.
Com a política praticada de criar desemprego, rapidamente houve desequilíbrio nas contas da CGA, começaram os cortes abruptos e cegos que já ocasionaram a morte prematura de alguns trabalhadores.

Ao ouvir o noticiário dado pela TV, chamou-me a atenção um caso que é na verdade mais um ónus de vergonha para este nosso país e em especial para o actual Governo da Nação.
Uma senhora que toda a vida leccionou e ao chegar aos 60 anos, foi-lhe diagnosticado um carcinoma do qual anda em tratamento. Pediu a reforma antecipada para mais livremente se poder tratar, visto que incomodada pela doença, o seu trabalho seria fatalmente descurado e o seu respeito pelo ensino tal não lho permitia.
O seu caso depois de ajuizado pela CGA foi um rotundo NÃO. Teria de morrer no seu posto de trabalho, como já anteriormente acontecera a outros dois professores de Figueira da Foz e de Braga, que mesmo em situação terminal tiveram de se aguentar no posto de trabalho até Deus os chamar e acabar com o sofrimento imposto pela lei dos homens.
Quem são estes pequenos deuses caseiros, como dizia o poeta, que se atrevem a cobrir de vergonha todo um Executivo e ainda mais, UMA NAÇÃO?

Quem são esses “lambe botas” que se atrevem a julgar Portugueses tão levianamente? Se neste Pais há justiça, que sejam severamente punidos e urgentemente mudados de funções. Se por um infeliz acaso apenas cumprem ordens que se investigue quem é o verdadeiro culpado desta desumanidade e insanidade. Que a culpa não morra solteira, como sempre que atinge os inatingíveis. Esta crueldade é crime, encontrem os culpados.

É crime sim…

Em primeiro lugar colocar professores a dar aulas, quando uma doença oncológica os aflige, decerto que por muito bons que sejam a leccionar, os alunos pagarão pela sua incapacidade com a diminuição de sucesso escolar. Os estudantes merecem isso? Diga-me senhora Ministra da Educação? Ou a senhora não sabe de nada?

Em segundo lugar manter pessoas amarradas a horários de trabalho e tarefas definidas quando os tratamentos oncológicos são também rigorosos e exigem serem executados atempadamente, não é isto uma crueldade? Diga-me senhor Ministro que tutela a CGA? Ou o senhor não sabe de nada?

Em terceiro lugar e por fim, Senhor Primeiro-ministro soube do que se passou e bateu no peito; Que fez após isso? Demitiu o ministro? Mandou fazer um inquérito aos serviços? Mudou as leis que propiciam tal desumanidade?

Quem é o CULPADO?

Dos novos Portugueses nascidos nas auto-estradas.
Dos velhos que já morrem sem assistência.
Das pessoas em fase terminal, terem de morrer no seu Posto de trabalho.
Dos Portugueses que morrem pela facilidade de aborto que criaram e assumiram a culpa ao aprovar a lei. (Não se desculpem com o referendo.) Antigamente apenas os pais eram responsáveis pelo crime, agora não.

Que raio de política é esta?

Ou as suas prioridades agora são colocar o António Costa como Presidente da Câmara de Lisboa e a Presidência Europeia e os Portugueses que se lixem?

Por favor… Governem com clarividência, porque não vos faltam avisos de todos os quadrantes da Sociedade Portuguesa.
Bem patente do desgoverno de V.ª Ex.ª é a intenção de encerramento do Consulado em Sevilha, ou para poupar uns dinheiritos, ou outros inconfessáveis interesses, vamos perder um Edifício Histórico nosso no centro dessa cidade Espanhola.
Portugal está a descaracterizar-se graças a vós meus Senhores, pensem mais um pouco neste pobre país e menos na Europa.
Por favor!

Minha voz é liberdade; Que ela seja o sinal… Que entre nós haja a verdade, no amor a PORTUGAL.

VIVA PORTUGAL!

Sem comentários: